DHEA – Saiba mais sobre este importante hormônio.

O QUE É DHEA ?

A sigla DHEA refere-se à Dehidro-Epi-Androsterona, também denominada dehidro-iso-androsterona.
Hoje o nome PRASRTERONA também é atribuído a este hormônio
Ele é o hormônio esteróide mais abundante na corrente sanguínea dos seres humanos e é precursor quase direto da testosterona e do estradiol.
Assim amigos, parem de estigmatizar a palavra esteróide, conceitualmente é apenas qualquer hormônio formado partir do colesterol. Anticoncepcionais hormonais são a base de esteróides por exemplo.
O DHEA é produzido pelas:
glândulas adrenais
checkículos, ovários,
tecido adiposo
cérebro
pele.
Veja a abaixo a síntese do DHEA a partir do colesterol.
FISIOLOGIA DO DHEA:
Ao longo da vida, a produção de cortisol pela adrenal aumenta e, inversamente, a DHEA, a melatonina e o hormônio do crescimento (GH) declinam.
Nos primeiros cinco anos de vida as adrenais produzem pequena quantidade de DHEA. Por volta dos six ou 7 anos, há uma elevação dos níveis deste hormônio. Sua produção alcança o máximo no início da vida adulta (em torno dos vinte anos) e declina com a idade tanto em homens quanto mulheres.
Durante a puberdade o DHEA atinge seu ápice e sua transformação em estradiol e testosterona favorece o desenvolvimento das características físicas masculinas e femininas como barba, pelos, massa muscular, mamas, voz e formação do quadril.
Aos twenty anos, é o hormônio mais abundante no sangue em circulação no corpo humano.
Entre os thirty e os forty anos de idade, ocorre um declínio nos níveis de DHEA. Aos 40 anos, o organismo produz metade da DHEA que produzia antes. Aos 65 anos, a produção cai para ten a twenty% da quantidade considerada excellent. Por volta dos 70 anos, o indivíduo terá apenas 25% (ou menos) da quantidade que tinha aos 20 anos e, aos eighty, menos de five% deste nível.
Beneficios do DHEA

________________________________________
DHEA e Depressão
Seis semanas de administração do DHEA foram associadas a uma melhora significativa na Escala de Classificação de Depressão de 17 Itens de Hamilton e nas classificações da Escala de Depressão do Centro de Estudos Epidemiológicos em comparação com a linha de foundation ( P <0,01) e six semanas de tratamento com placebo
Foi observada uma redução de 50% ou mais nos escores basais da Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton em 23 indivíduos após DHEA e em thirteen indivíduos após tratamentos com placebo em estudo publicado no Jama
Seis semanas de tratamento com DHEA também foram associadas a melhorias significativas nos escores do Derogatis Job interview for Sexual Working em relação às condições basais e placebo.
________________________________________
DHEA e Envelhecimento
Em outro estudo realizado pelo Dr. Abbasi e colaboradores do Departamento de Medicina, do Professional medical College or university of Wisconsin, demonstrou que entre homens de sixty anos ou mais, os que apresentavam níveis séricos de DHEAS mais elevados, em comparação com aqueles com um menor nível sérico de DHEAS, eram mais jovens, mais magros, mais em forma e tinham perfis lipídicos favoráveis (J Am Geriatr Soc. 1998 Mar;46(three):263-73).
Diversos estudos sugerem que, quanto menor o nível de DHEA da pessoa, maior o risco de morte por doenças relacionadas com o envelhecimento.
Outros estudos também indicam que baixos níveis de DHEA seriam responsáveis por muitas doenças degenerativas e pelo envelhecimento acelerado.
Considerou-se o envolvimento do hormônio em diversos problemas de saúde, entre eles o Mal de Alzheimer, doenças vehicle imunes, distúrbios provocados pelo estresse, entre outros.
“DHEA aumenta o nível de estrogênios em homens e testosterona em mulheres , portanto avaliação destes hormônios antes e ao longo do tratamento é de elementary importância”
Em um estudo realizado por Elizabeth Barrett-Connor, famosa pesquisadora da área hormonal, médica, professora e chefe do departamento de medicina preventiva da Universidade da Califórnia, San Diego, monitoraram-se os níveis de DHEA em 242 homens de 50 a seventy nine anos de idade durante 12 anos.
O estudo revelou forte correlação entre os maiores níveis de DHEA e o menor risco de morte decorrente de todas as causas.
Entre os indivíduos que sobreviveram, o nível de DHEA period três vezes maior do qual a melhor marca de dhea 50mg que entre os que morreram.
________________________________________
DHEA diminui a resistência à insulina e diminui as citocinas inflamatórias no envelhecimento humano.
Já é sabido que a dehidroepiandrosterona (DHEA) plasmática diminui cerca de 80% entre as idades de twenty five e seventy five anos.
Em um estudo preliminar, pesquisadores da Divisão de Geriatria e Ciências da Nutrição, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, relataram que 6 meses de reposição da DHEA melhorou a ação da insulina em indivíduos idosos.
O objetivo do estudo randomizado e duplo-cego foi determinar se um longo for everyíodo de reposição de DHEA melhora a tolerância à glicose.
Cinquenta e sete homens e 68 mulheres com idades entre sixty five a 75 anos foram aleatoriamente designados para doses de 50 mg de DHEA ou placebo uma vez ao dia.
No primeiro ano, foi um ensaio duplo-cego randomizado. No segundo ano foi uma continuação, como ensaio aberto.
A reposição de DHEA melhorou a tolerância à glicose em participantes que tiveram tolerância à glicose anormal inicialmente, redução dos triglicerídeos plasmáticos e das citocinas inflamatórias e IL-six e TNF-α.
________________________________________
DHEA e Envelhecimento da Pele
DHEA também está relacionada com o processo de envelhecimento da pele por meio da regulação e degradação de proteínas da matriz extracelular.
No estudo realizado por Mi Hee Shin e colaboradores, do Departamento de Dermatologia, da Seoul Countrywide University, foi demonstrado que a DHEA pode aumentar a síntese de pró-colágeno e inibir a degradação de colágeno, tanto em peles jovens como idosas, também protegendo- as da degradação do colágeno promovida pela exposição aos raios UV, uma das principais causas do envelhecimento da pele.
________________________________________
DHEA e Sistema Imunológico
Devido aos efeitos abrangentes da DHEA, o declínio de sua produção se faz sentir por toda parte, em todos os sistemas, órgãos e tecidos do organismo. O sistema imunológico é especialmente sensível a menor produção de DHEA, abrindo as portas não apenas aos vírus, bactérias e biovea dhea 50mg 180 kapseln outros micróbios como também aos radicais livres e às doenças degenerativas causadas por eles.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *